sábado, 30 de abril de 2011

PERFIL: LIDIANE LUCAS - EXCLUSIVIDADE E OUSADIA NAS CRIAÇÕES DA ESTILISTA

NOME: Lidiane Lucas
IDADE: 24
PROFISSÃO: estilista
EMPRESA: Atelier Luzia - Torres/RS

Lidiane Lucas é a terceira geração de mulheres que fazem moda em Torres. Tudo começou na década de 70, quando a sua avó Luzia abriu o Atelier Luzia, em Torres, onde já criava peças exclusivas para as clientes. Depois veio Lilia, que é filha da Luzia e mãe da Lidiane. Naquela época, Lilia já começou a mudar a moda em Torres, por meio de suas criações.
Aos 12 anos, Lidiane começou a trabalhar no Atelier. No início não gostava nem um pouco. Trabalhava braba. Não queria fazer aquilo.

Lilia, Luzia e Lidiane Lucas
 Após alguns anos no Atelier, respirando moda, começou a gostar da coisa e foi fazer o curso de corte e costura da Prefeitura de Torres, que era gratuito. Logo veio a hora de escolher o seu futuro profissional e Lidiane não teve dúvidas, foi estudar moda, que agora era a sua paixão.
Estudou na UNESC, onde, durante a faculdade, foi selecionada com outros 2 colegas para participar do Projeto SCMC, criando para a Hering. Durante os trabalhos para o Projeto, em Blumenau, conheceu os estilistas Mario Queiroz e Alexandre Herchcovitch.  

Lidiane Lucas e seus colegas no desfile da Hering | A estilista modelando

Depois de formada, a estilista Lidiane Lucas, apesar de ter recebido convite para trabalhar em SP, na Casa de Criadores, escolheu ficar em Torres e dar continuidade ao trabalho do Atelier Luzia. Neste momento, Lidiane já amava trabalhar com moda.

Rotina de trabalho: criar, modelar e cortar as peças (o Atelier Luzia tem costureiras que produzem as peças. Tudo é criado e confeccionado na cidade, dando emprego para profissionais de Torres).
Exclusividade: todas as peças criadas pela estilista são exclusivas.
Características da moda de Lidiane Lucas: detalhes, feminilidade, mix de tecidos, cores e estampas. Exclusividade e ousadia.
Público: mulheres adultas.
Criações: Lidiane Lucas cria moda casual, moda praia exclusiva e peças sob medida para festa.

 
Lidiane Lucas out/inv 2011 | moda praia | vestido festa
Fotos: peças: Miró Machado / Biquinis: divulgação
Referências: assiste a todos os desfiles internacionais.
Marcas que admira no mundo da moda: Louis Vuitton, Chanel e Alexandre Herchcovitch.
Tendência de moda outono/inverno 2011: cor: azul bic, estampas: animal print, com destaque para tigresa.


Foto Miró Machado

Clientes: tem clientes vipérrimas em Torres. As clientes de outras cidades, como Porto Alegre e Caxias do Sul, ligam com antecedência para que Lidiane Lucas crie peças exclusivas para elas.
Peça preferida da coleção para outono/inverno: casacos. (os que a estilista criou, já foram todos vendidos. Mas vem novidades, aguardem)
Moda e Torres: as mulheres de Torres estão cada vez mais ligadas na moda, nas tendências. E cada vez mais o estilo está aparecendo nas ruas da cidade.
Ampliando mercado: a marca Lidiane Lucas está sendo vendida, também, em Santa Catarina.
Europa: Lidiane Lucas está embarcando na próxima semana para uma temporada de pesquisas na Europa. Vai passar por Portugal, Paris, Milão, Suíça e Roma. Promete muitas novidades na sua volta. Fashionistas de plantão, aguardem.
Dica para quem quer ser estilista: "ser estilista não é só glamour, como muitos pensam. É muito trabalho." E a Lidiane Lucas tem um algo a mais, que ela explora muito bem: um dom natural para criar moda.

 
Lidiane Lucas, estilista | Tereza Cardoso, costureira | Lilia Lucas, proprietária | Luana Daitx, assessora de estilo
Equipe Atelier Luzia
Foto: Miró Machado


ATELIER LUZIA Rua Elcio Lima, 160
Torres/RS - Brasil
51 3664 5131
e-mail: lidi.lc@hotmail.com
Acesse o orkut do Atelier Luzia